Gene APC - Polipose Adenomatosa Familial
A A
O Laboratório Laborcamp oferece mais de 1400 tipos de exames de prevenção e tratamento. Consulte abaixo todas as informações e orientações para cada tipo.
- Código: APCF
- Material: sangue EDTA - Biomol
- Sinônimo: Gene APC - Polipose Adenomatosa Familial
- Volume: 10,0 mL
- Método: PCR e Sequenciamento automático de DNA
- Volume Lab.: 10,0 mL
- Rotina: Array
- Resultado: 25 dias
- Temperatura: Refrigerado
- Coleta: - Coletar 2 tubos de sangue total-EDTA e enviar refrigerado. DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS: Enviar o Termo de Consentimento do Paciente e Termo de Consentimento do Médico Responsável. Sessão de downloads site Alvaro: REQ02320 - Termo de Consentimento Livre Esclarecido Paciente. REQ02321 - Termo de Consentimento Livre Esclarecido Médico Responsável.
- Código SUS:
- Código CBHPM: Array
Interpretação
- O defeito genético da polipose adenomatosa familial (FAP) está localizado no gene adenomatous polyposis coli (APC), situado no braço longo do cromossomo 5 (5q21). Indicação: Diagnóstico de polipose adenomatosa familial Interpretação clínica: Os polimorfismos I1307K e E1317Q no gene APC são os mais frequentemente encontrados e têm importância na predisposição a carcinomas e adenomas colorretais. A inativação do gene APC é geralmente um dos eventos mais precoces na tumorigênese colorretal. A alta frequência de perda na região do cromossomo 5, que inclui o gene APC (5q21), sugere que a perda da heterozigose desse gene esteja envolvida na carcinogênese do cólon nos pacientes com FAP. Sugestão de leitura complementar: Näthke I. APC at a glance. J Cell Sci 2004;117: 4873-5. Silva ARBM, Parra RS, Rolo JG, et al. Polipose múltipla familiar: análise de 44 casos tratados no Hospital das Clínicas da FMRP-USP. Rev Bras Colo-proctol 2007; 27( 3 ): 310-6.
Referência