O Laboratório Laborcamp oferece mais de 1400 tipos de exames de prevenção e tratamento. Consulte abaixo todas as informações e orientações para cada tipo.
- Código: APOB
- Material: soro
- Sinônimo: APOLIPOPROTEÍNA B
- Volume: 1,0 mL
- Método: Imunoturbidimetria
- Volume Lab.: 1,0 mL
- Rotina: Diária
- Resultado: 24 horas
- Temperatura: Refrigerado
- Coleta: - Jejum obrigatório; - Suspensão de qualquer medicamento a base de andrógenos, diuréticos, corticosteróides, pois estes alteram o resultado do exame; - Coletar amostra em tubo gel; - Aguardar 30 min para retração do coagulo; - Realizar a centrifugação em 3.200 RPM por 12 min; - Encaminhar amostra sob refrigeração, de 2ºC a 8ºC.
- Código SUS:
- Código CBHPM: 4.03.01.36-2
Interpretação
- As apolipoproteínas constituem o componente proteico principal das lipoproteínas, a porção estrutural que permite a manutenção dos lipídeos em solução durante a circulação na corrente sanguínea. A ApoB é um constituinte importante de todas as partículas lipoproteicas com exceção do HDL (quilomícrons, VLDL e LDL) Tem como função ser um receptor antigênico, ou seja, ligar-se aos receptores celulares específicos nas células periféricas e promover a retirada do colesterol LDL da circulação. Seu aumento tem sido associado a fator de risco de doença coronariana e desenvolvimento de aterosclerose. Indicação: Avaliação do metabolismo lipídico; avaliação do risco de doença arterial coronariana Interpretação clínica: Não há evidência de que a ApoB seja superior ao perfil lipídico na avaliação do risco coronariano Sugestão de leitura complementar: Benderly, M. et. al. (2009 February 16). Apolipoproteins and Long-Term Prognosis in Coronary Heart Disease Patients. Medscape from American Heart Journal. 2009;157(1):103-110
Referência
- Homem : 40,0 a 174,0 mg/dL
- Mulher : 46,0 a 142,0 mg/dL