O Laboratório Laborcamp oferece mais de 1400 tipos de exames de prevenção e tratamento. Consulte abaixo todas as informações e orientações para cada tipo.
- Código: CITO
- Material: secreçao de nariz
- Sinônimo: CITOGRAMA
- Volume: 2 lâminas
- Método: Microscopia - (Coloração Giemsa)
- Volume Lab.: 2 lâminas
- Rotina: Diária
- Resultado: 48 horas
- Temperatura: Ambiente
- Coleta: O paciente não deve utilizar medicamentos tópicos nas 24h que antecedem o exame. A secreção nasal deve ser coletada com swab de haste flexível estéril e posteriormente preparado o esfregaço em lâmina previamente identificada (com as iniciais do paciente e a indicação da narina - direita ou esquerda), sendo necessário o envio de 2 lâminas de cada narina. O esfregaço deve ser em movimentos leves e circuculares, de dentro para fora, não passar o swab duas vezes sobre o mesmo local. Deixar a amostra secar à temperatura ambiente e acondicionar no porta lâminas com a identificação da etiqueta. Obs.: Caso o local, estiver muito ressecado, umedecer o swab estéril com solução salina (soro) e proceder à coleta.
- Código SUS:
- Código CBHPM: 4.03.12.05-4
Interpretação
- Exame geralmente indicado para a pesquisa de rinites. Sinônimos: Citológico nasal Indicação: Diagnóstico diferencial de rinite. Interpretação clínica: Nos processos alérgicos ocorre aumento de eosinófilos e nos processos bacterianos e virais observa-se aumento de neutrófilos. Sugestão de leitura complementar: Gelardi M, Fiorella ML, Russo C, et al. Role of Nasal Ctology. Int J Immunopathol Pharmacol. 2010; 23(1 Suppl):45-9. Matteo G, Luigi MG, Amelia L, et al. Nasal cytology in children: recent advances. Ital J Pediatr. 2012; 38: 51-8.
Referência
- Nos processos alergicos ocorre aumento de eosino-
- filos.
- Nos processos bacterianos e virais encontram-se
- aumento de neutrófilos.