CRIOGLOBULINAS - Pesquisa
A A
O Laboratório Laborcamp oferece mais de 1400 tipos de exames de prevenção e tratamento. Consulte abaixo todas as informações e orientações para cada tipo.
- Código: CRIO
- Material: SORO CRIO
- Sinônimo: CRIOGLOBULINAS - Pesquisa
- Volume: 2,0 mL
- Método: Precipitação
- Volume Lab.: 2,0 mL
- Rotina: Diária
- Resultado: 24h
- Temperatura: Ambiente
- Coleta: Orientações de coleta: - Coletar amostra em tubo de soro SEM gel separador - Pré-aquecer o tubo de soro a 37 ºC ± 3 ºC por 15 minutos no banho-maria ou estufa; - Retirar o tubo de coleta do banho-maria ou estufa imediatamente antes da punção, colocando em caixa de isopor para transportar até a coleta (manter o aquecimento); - Colher 1 tubo de soro sem aditivo e sem gel separador. - Imediatamente após a coleta, transportar o tubo protegido em caixa de isopor e colocá-lo no banho-maria ou termobloco; - O sangue deve ser deixado a 37 ºC ± 3 ºC (banho maria /termobloco/ estufa) por 30 minutos para o processo de coagulação. - Centrifugar por 5 minutos a 3000 r.p.m. - Imediatamente após a centrifugação, separar o soro e mantê-lo em temperatura ambiente. - Transportar em temperatura ambiente. - Proibido refrigerar e congelar as amostras. - Manter a temperatura do material (antes e após a coleta, até a etapa de centrifugação da amostra) na faixa estipulada (37 ºC ± 3 ºC), pois a exposição do sangue durante e após a coleta em temperaturas abaixo de 34 ºC pode causar a precipitação das imunoglobulinas.
- Código SUS:
- Código CBHPM: 5.03.01.04-9
Interpretação
- Uso: investigação de sintomas relacionados ao frio; suspeita de doença por imunocomplexos. Crioglobulinas são proteínas que se precipitam reversivelmente a 0-4oC. Existem três tipos de crioglobulinas: tipo I (imunoglobulinas monoclonais - IgM, IgG, IgA e Bence Jones), tipo II (crioglobulinas mistas nas quais uma imunoglobulina monoclonal é complexada a uma imunoglobulina policlonal), e tipo III (proteínas policlonais - uma ou mais imunoglobulinas, em misturas de IgG e IgM). Crioglobulinas tipo I e II ocorrem em pacientes com gamopatias monoclonais. Os tipos II e III são imunocomplexos circulantes produzidos em resposta a vários antígenos (autólogos, virais e bacterianos). Os sintomas associados a crioglobulinemia são geralmente vasculares (púrpura, com tendência a sangramentos, urticária a frio, fenômeno de Raynaud, dor e cianose terminal). Valores aumentados: macroglobulinemia de Waldenström, mieloma, leucemia linfocítica crônica, LES, síndrome de Sjögren e doenças hepáticas (incluindo hepatite crônica, cirrose e hepatite C). Sua presença pode interferir nos testes de laboratório (falsas elevações nas contagens de leucócitos, alterações no complemento e alterações na viscosidade das amostras com conseqüente erro de pipetagem quando a amostra é resfriada).
Referência
- Negativa.
- Metodologia desenvolvida e validada pelo
- Álvaro Centro de Análises e Pesquisas Clínicas.