CORPÚSCULOS DE DONOVAN - Pesquisa
A A
O Laboratório Laborcamp oferece mais de 1400 tipos de exames de prevenção e tratamento. Consulte abaixo todas as informações e orientações para cada tipo.
- Código: DONOV
- Material: Secreção Genital
- Sinônimo: CORPÚSCULOS DE DONOVAN - Pesquisa
- Volume: 2 lâminas
- Método: Microscopia (Coloração de Panótico)
- Volume Lab.: 2 lâminas
- Rotina: Diária
- Resultado: 48 horas
- Temperatura: Ambiente
- Coleta: Coletar secreção genital - 2 lâminas Realizar a coleta do material, preferencialmente com swab estéril e posteriormente fazer o esfregaço em Lâmina identificada com as iniciais do paciente. O esfregaço deve ser preparado em movimento espiral leve, de dentro para fora, não passando o swab duas vezes no mesmo local da lâmina (não sobrepassar), deixar secar em temperatura ambiente e acondicionar em porta lâminas identificado. OBS: Coletar pelo menos 2 lâminas!!! Exame não realizado em STUART apenas em Lâminas.
- Código SUS:
- Código CBHPM: 4.03.10.09-4
Interpretação
- Uso: diagnóstico de donovanose (granuloma inguinal). A donovanose (granuloma inguinal) é uma doença sexualmente transmissível causada pelo Calymmatobacterium granulomatis, um bacilo gram-negativo encapsulado encontrado dentro dos vacúolos de células fagocíticas. Clinicamente, se apresenta pela erupção de úlceras genitais, linfadenopatia regional e formação de pseudobubões (inchaço regional). A presença destes corpúsculos e a conseqüente eficácia do teste como dado diagnóstico dependem da coleta e do manejo prévio do paciente (por exemplo, ausência de medicamentos até a coleta, etc.).
Referência
- Pesquisa de elementos intra e extra-celulares
- compativeis com corpúsculos de Donovan.