ERROS INATOS DE METABOLISMO
A A
O Laboratório Laborcamp oferece mais de 1400 tipos de exames de prevenção e tratamento. Consulte abaixo todas as informações e orientações para cada tipo.
- Código: ERROS
- Material: urina jato medio
- Sinônimo: ERROS INATOS DE METABOLISMO
- Volume: 30,0 mL
- Método: Qualitativo- screening, Reativo de benedict, Colorimétrico (tiras reativas) e Cloreto férrico 10%
- Volume Lab.: 30,0 mL
- Rotina: Diária
- Resultado: 24h
- Temperatura: Refrigerado
- Coleta: Orientações de coleta: 1 - Coletar preferencialmente a primeira urina da manhã ou qualquer outra micção com intervalo de no mínimo 2 horas sem urinar; 2 - Não é recomendado realizar no período menstrual. Em casos excepcionais e nos de urgência, pode ser realizada a coleta de urina no período menstrual utilizando um tampão vaginal; 3 - Lave as mãos. Realizar a antissepsia da região genital com lenços umedecidos; 4 - Abra a embalagem, despreze o 1º jato da urina no vaso sanitário e colete o 2º jato da urina no pote estéril; 5 - Coletar amostras em frasco estéril. - Crianças: < 6 meses 10 ml - crianças:>6 meses até 12 anos 20 mL - Adultos: 30 mL 6 - Encaminhar amostra sob refrigeração, de 2ºC a 8ºC. Coletar amostra recente de urina.>
- Código SUS:
- Código CBHPM: 4.03.11.11-2
Interpretação
- Uso: teste de triagem diagnóstica para a presença de erros inatos do metabolismo. Cerca de 500 erros inatos do metabolismo estão descritos até o momento. Trata-se de um grupo heterogêneo de patologias, baseados em defeitos pontuais em vias metabólicas, geralmente culminando com acúmulo de alguma substância no organismo. O espectro clínico é variado, e estas patologias estão muitas vezes associadas a problemas neurológicos e atraso no desenvolvimento. Devido a esta condição ampla, o uso de triagem para este grupo de patologias pode ser muito útil, com posterior refinamento da pesquisa caso haja alterações perceptíveis. Alguns casos podem resultar em normalidade, especialmente quando a via metabólica não é coberta por esta triagem, de onde o clínico deve considerar cautelosamente seus achados. Para cada alteração em particular, abrem-se possibilidades diagnósticas que devem ser investigadas.
Referência
- Densidade: 1010 a 1025
- Cor: Amarelo Claro
- Aspecto: Límpido
- Substâncias redutoras: Ausente
- Corpos cetônicos: Ausente
- Aminoácidos: Ausente
- Mucopolissacaridios: Ausente
- Alcaptonúria: Ausente
- Porfobilinogênio: Ausente
- Urobilinogênio: Ausente
- ATENÇÃO: Alteração do valor de referência e meto-
- dologia a partir de 19/09/16.
- Metodologia antiga: Qualitativo- screening
- Valor de referência antigo: Ausente