PESQUISA DE HEMOGLOBINA S
A A
O Laboratório Laborcamp oferece mais de 1400 tipos de exames de prevenção e tratamento. Consulte abaixo todas as informações e orientações para cada tipo.
- Código: FALCI
- Material: sangue total EDTA
- Sinônimo: PESQUISA DE HEMOGLOBINA S
- Volume: 5,0 mL
- Método: Cromatografia Líquida de Alta Eficiência - HPLC
- Volume Lab.: 5,0 mL
- Rotina: Diária
- Resultado: 24h
- Temperatura: Refrigerado
- Coleta: Orientações de coleta: 1 - Jejum recomendado; 2 - Coletar amostra no tubo com EDTA; 3 - Encaminhar amostra sob refrigeração, de 2ºC a 8ºC. 4 - Evitar o contato direto com o gelo.
- Código SUS:
- Código CBHPM: 4.03.04.13-2
Interpretação
- O fenômeno falciforme diz respeito à deformação na morfologia do eritrócito, devido à presença de hemoglobinas anormais. Indicação: diagnóstico diferencial de anemias hemolíticas; detecção de hemoglobinopatias associadas à doença falciforme. Interpretação clínica: A amostra é submetida à redução em vitro; em caso de positividade os eritrócitos assumirão a conformação falciforme. A presença do fenômeno da falcização não é diagnóstica definitiva para a anemia falciforme/traço falciforme, sendo necessária a confirmação pelo estudo específico das hemoglobinas. Sugestão de leitura complementar: Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Manual de diagnóstico e tratamento de doenças falciformes. Brasília (DF): Anvisa 2002; 9-11. Naoum PC. Diagnóstico das hemoglobinopatias. Servier, 1a. ed . 1987.
Referência