FENILCETONÚRIA (Pesquisa)
A A
O Laboratório Laborcamp oferece mais de 1400 tipos de exames de prevenção e tratamento. Consulte abaixo todas as informações e orientações para cada tipo.
- Código: FENILCE
- Material: urina
- Sinônimo: FENILCETONÚRIA (Pesquisa)
- Volume: 10,0 mL
- Método: Cloreto Férrico Aquoso
- Volume Lab.: 10,0 mL
- Rotina: Diária
- Resultado: 24 horas
- Temperatura: Refrigerado
- Coleta: Orientações de coleta: 1 - Coletar preferencialmente a primeira urina da manhã ou qualquer outra micção com intervalo de no mínimo 2 horas sem urinar; 2 - Não é recomendado, realizar no período menstrual. Em casos excepcionais e nos de urgência, pode ser realizada a coleta de urina no período menstrual utilizando um tampão vaginal; 3 - Lave as mãos. Realize a higiene da região genital com material fornecido pelo laboratório. Caso a coleta seja realizada na sua residência utilizar água corrente e sabonete comum, secar bem o local; 4 - Abra a embalagem, despreze o 1º jato da urina no vaso sanitário e colete o 2º jato da urina no pote largo sem tampa; 5 - Transfira a urina coletada para o tubo estreito com tampa até completá-lo totalmente, tampe-o bem; 6 - Despreze caso necessário o restante da urina que ficou no pote sem tampa no vaso sanitário, jogue o mesmo no lixo; 7 - Encaminhar amostra sob refrigeração, de 2ºC a 8ºC.
- Código SUS:
- Código CBHPM: 4.03.11.31-7
Interpretação
- Uso: diagnóstico da fenilcetonúria. A fenilcetonúria (PKU) é uma doença genética autossômica recessiva que decorre da deficiência ou ausência da enzima fenilalanina hidroxilase, que atua sobre a fenilalanina, causando o acúmulo deste aminoácido no sangue das pessoas afetadas. A doença, se não diagnosticada de imediato, pode acarretar grave retardamento mental nos indivíduos portadores.
Referência
- Negativa
- Metodologia desenvolvida e validada pelo
- Álvaro Centro de Análises e Pesquisas Clínicas.