Fibrose cística - mutação Delta F508
A A
O Laboratório Laborcamp oferece mais de 1400 tipos de exames de prevenção e tratamento. Consulte abaixo todas as informações e orientações para cada tipo.
- Código: FIBRO
- Material: sangue EDTA - Biomol
- Sinônimo: Fibrose cística - mutação Delta F508
- Volume: 5,0 mL
- Método: PCR e Sequenciamento
- Volume Lab.: 5,0 mL
- Rotina: Diária
- Resultado: 10 dia(s)
- Temperatura: Refrigerado
- Coleta: - Coletar 1 tubo de sangue total-EDTA ou 2 mL de líquor em frasco estéril e enviar refrigerado. DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS: Enviar o Questionário e Termo de Consentimento. Sessão de downloads site Alvaro: REQ02031 - Mutações Fibrose Cística mutação Delta F508 e 32 mutações - versão 1.
- Código SUS:
- Código CBHPM: 4.03.14.06-5
Interpretação
- A Fibrose Cística (FC) ou mucoviscidose é a doença genética autossômica recessiva mais comum em populações de origem européia. Em outras populações sua frequência é mais rara. Caracteriza-se por ser autossômica recessiva, necessitando que os alelos mutantes paternos e maternos estejam presentes na prole, para que hajam manifestações clínicas devido à disfunção crônica pulmonar e gastrointestinal. O gene controla a produção de uma proteína que regula a transferência de cloreto de sódio através das membranas celulares. Quando ambos os genes são anormais, a transferência de sódio e cloreto é defeituosa, conduzindo a desidratação e ao aumento de viscosidade das secreções. A deleção F508del é a mutação mais frequente, responsável por 70% dos casos e está associada a apresentação clínica mais grave. Quando no pedido médico houver suspeita de infertilidade masculina cadastrar o exame FIBRO2.
Referência