FÓSFORO URINÁRIO - Amostra isolada
A A
O Laboratório Laborcamp oferece mais de 1400 tipos de exames de prevenção e tratamento. Consulte abaixo todas as informações e orientações para cada tipo.
- Código: FOSFA
- Material: urina amostra isolada
- Sinônimo: FÓSFORO URINÁRIO - Amostra isolada
- Volume: 5,0 mL
- Método: Colorimétrico
- Volume Lab.: 5,0 mL
- Rotina: Diária
- Resultado: 24h
- Temperatura: Refrigerado
- Coleta: Colher amostra isolada, separar alíquota de 5 mL e enviar em Tubo de Transporte. Refrigerar a amostra caso não for realizar o exame no mesmo dia.
- Código SUS:
- Código CBHPM: 5.03.00.90-3
Interpretação
- A maior parte do fósforo urinário é eliminada como fosfato. A fosfatúria varia com a idade, massa muscular, função renal, hora do dia, dieta e níveis de paratormônio (PTH). É importante no diagnóstico das doenças ósseas, como a que ocorre no hiperparatireoidismo primário, pseudo-hipoparatireoidismo, osteomalacia, Paget e síndrome de Fanconi. Indicações: Avaliação de doenças osteometabólicas Interpretação clínica: O fósforo urinário guarda relação com a ingestão, de modo que perdas significativas podem não ser percebidas devido à diminuição do fósforo na dieta. O clearence de fosfato fornece uma melhor noção se há hiperfosfatúria do que a fosfatúria de 24 horas. Clearence aumentado de fosfato elevado é observado no hiperparatireoidismo e em defeitos tubulares com diminuição da reabsorção de fosfato renal. Fosfato baixo na urina pode ser visto na deficiência de vitamina D. Sugestão de leitura complementar: Bringhurst FR, Demay MB, Kronenberg HM. Hormones and Disorders of Mineral Metabolism. In: Melmed: Williams Textbook of Endocrinology, 12th Ed, Saunders, 2011. Shoback D. Hypoparathyroidism. New Engl J Med 2008; 359: 391-403.
Referência
- A concentração do analito em questão em uma amos-
- tra isolada de urina, pode variar de acordo com a
- dieta ou uso de medicações, não havendo valores de
- referência estabelecidos. A dosagem deste analito
- em urina de 24 horas poderá fornecer melhor corre-
- lação clínica-laboratorial.
- Fonte: NIH - Historical Reference Ranges