O Laboratório Laborcamp oferece mais de 1400 tipos de exames de prevenção e tratamento. Consulte abaixo todas as informações e orientações para cada tipo.
- Código: INSUL
- Material: soro
- Sinônimo: INSULINA
- Volume: 1,0 mL
- Método: Eletroquimioluminescência
- Volume Lab.: 1,0 mL
- Rotina: Diária
- Resultado: 24 horas
- Temperatura: Refrigerado
- Coleta: -- Até 3 anos de idade jejum mínimo necessário de 3 horas. -- De 3 a 9 anos de idade jejum mínimo necessário de 4 horas. -- Acima de 9 anos de idade jejum mínimo necessário de 8 horas. --Para a coleta deste exame, recomendamos que o jejum não seja superior a 14 horas. - O paciente não deve fazer esforço físico antes da coleta; - No dia da realização do exame, o uso de medicações por via oral e/ou de insulina para o tratamento do diabetes deve seguir a orientação do médico assistente. Caso este não tenha feito nenhuma especificação, recomenda-se que tais medicamentos sejam administrados após a coleta; - Hemólise pode interferir assim como presença de anticorpos anti insulina em diabéticos insulino dependentes ou em pacientes que já fizeram uso de insulina; - Coletar amostra em tubo gel; - Aguardar 30 min para retração do coagulo; - Realizar a centrifugação em 3.200 RPM por 12 min; - Encaminhar amostra sob refrigeração, de 2ºC a 8ºC.
- Código SUS:
- Código CBHPM: 4.03.16.36-0
Interpretação
- Uso: diagnóstico de insulinoma; avaliação de hipoglicemias. A insulina é um hormônio peptídeo, sintetizado e secretado pelas células beta das ilhotas de Langerhans do pâncreas. Seu efeito específico está relacionado ao aproveitamento da glicose e à diminuição desta nos níveis sangüíneos. Indicações: Diagnóstico do insulinoma; pode ser empregada para os estudos de outras causas de hipoglicemia. Sugestão de leitura complementar: Geloneze, Bruno; Tambascia, Marcos Antonio. Avaliação laboratorial e diagnóstico da resistência insulínica / Laboratorial evaluation and diagnosis of insulin resistance. Arq. bras. endocrinol. Metab2006; ;50(2):208-15.
Referência