DETECÇÃO MOLECULAR DO GENE blaKPC
A A
O Laboratório Laborcamp oferece mais de 1400 tipos de exames de prevenção e tratamento. Consulte abaixo todas as informações e orientações para cada tipo.
- Código: KPC
- Material: Bactéria Isolada em Meio de Cultura
- Sinônimo: DETECÇÃO MOLECULAR DO GENE blaKPC
- Volume: Variável
- Método: PCR em Tempo Real-Sistema TaqMan
- Volume Lab.: Variável
- Rotina: Diária
- Resultado: 5 dias
- Temperatura: Refrigerado
- Coleta: Este teste só pode ser realizado em bactérias isoladas em cultura. Não é possível realizar este teste diretamente em amostras de pacientes. Meio de cultura Muller Hinton, CPS ou Macconkey.
- Código SUS:
- Código CBHPM: 5.03.00.61-9
Interpretação
- As enzimas KPC (Klebsiella pneumoniae carbapenemicosase) são carbapenemases pertencentes à classe A de Ambler e ao subgrupo 2f de Bush, Jacoby e Medeiros. Estas enzimas são inibidas por ácido clavulânico e tazobactam e possuem a habilidade de hidrolisar uma grande variedade de antibióticos ß-lactâmicos como cefalosporinas, penicilinas, aztreonam e inclusive, os carbapenêmicos. Foi encontrada pela primeira vez em K. pneumoniae, porém hoje já foram descritos casos de resistência pela presença de KPC em Salmonella enterica, K. oxytoca, Enterobacter spp, entre outros. Uma PCR blaKPC positiva indica que o isolado carrega o gene blaKPC codificador da enzima KPC.
Referência
- Não detectado
- Referência Bibliográfica:
- Emerg Infect Dis. 2013 Jun;19(6):870-8.