Imunofluorescência Direta para Pênfigo em Biópsia de Pele
A A
O Laboratório Laborcamp oferece mais de 1400 tipos de exames de prevenção e tratamento. Consulte abaixo todas as informações e orientações para cada tipo.
- Código: PELE
- Material: biopsia de pele
- Sinônimo: Imunofluorescência Direta para Pênfigo em Biópsia de Pele
- Volume: Variável
- Método: Imunofluorescência Direta
- Volume Lab.: Variável
- Rotina: 2ª 3ª e 4ª feira
- Resultado: 10 dia(s)
- Temperatura: Ambiente
- Coleta: - Exame realizado em biópsias de pele e/ou mucosa imersas em meio de transporte apropriado (meio de Michel). - Solicitar ao Alvaro o meio de transporte apropriado com antecedência. - Não serão aceitos materiais fixados em formol ou qualquer outro tipo de fixador. Importante: Anotar medicamento(s) do(s) último(s): 7 dias(s). Jejum: Não obrigatório. - Enviar o material em temperatura ambiente. - Não coletar amostra nos fins de semana. Coleta de segunda a quarta-feira. DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS: Sessão de downloads site Alvaro: Questionário e Termo de Consentimento Imunofluorescência Direta em Pele - versão 1.
- Código SUS:
- Código CBHPM: 0.00.00.00-0
Interpretação
- - O exame de imunofluorescência direta é realizado em várias lesões cutâneo-mucosas, utilizando como marcadores anticorpos (IgG, IgM, IgA, C3 Fibrinogênio) conjugados com fluoresceína. - A imunofluorescência direta em material de pele auxilia no diagnóstico diferencial das dermatoses bolhosas, revelando a presença de anticorpos em doenças cutâneas tais como pênfigos, penfigóide bolhoso e cicatricial, epidermólise bolhosa adquirida, dermatite herpetiforme, dermatose bolhosa por IgA linear, porfirias, vasculites e colagenoses (em especial lúpus eritematoso).
Referência