DETECÇÃO DE PARVOVÍRUS B19
A A
O Laboratório Laborcamp oferece mais de 1400 tipos de exames de prevenção e tratamento. Consulte abaixo todas as informações e orientações para cada tipo.
- Código: PVPCR
- Material: sangue EDTA - Biomol
- Sinônimo: DETECÇÃO DE PARVOVÍRUS B19
- Volume: 5,0 mL
- Método: PCR em Tempo Real - Sistema TaqMan
- Volume Lab.: 5,0 mL
- Rotina: Diária
- Resultado: 5 dia(s)
- Temperatura: Refrigerado
- Coleta: Realizado em: sangue total com EDTA, aspirado de medula óssea com EDTA, líquido amniótico e restos ovulares (frasco estéril). Plasma PPT.
- Código SUS:
- Código CBHPM: Array
Interpretação
- O parvovírus B19 é um DNA vírus capaz de causar desde eritema até lesão grave de medula óssea ou morte fetal. É capaz de destruir as células precursoras eritróides, comprometendo a produção de glóbulos vermelhos e causar crise aplástica transtória em pacientes com anemias hemolíticas crônicas, como é o caso de pacientes portadores de anemia falciforme. Em pacientes imunocomprometidos, a infecção por este vírus pode levar à falência eritropoiética. Em pacientes transplantados, a anemia aplástica, causada pela infecção por este patógeno contribui para vários dos casos de rejeição. Os vírus estão presentes no sangue e nas secreções respiratórias de doentes viremicos, sendo o contato direto o modo preferencial de transmissão. Indicações: A identificação por PCR é indicada em pacientes com imunocomprometimento , que não produzem anticorpos adequadamente. Interpretação clínica: A positividade sugere infecção por parvovirus em pacientes imunodeprimidos cujos anticorpos foram negativos. Em imunocompetentes é usado em conjunto com os anticorpos IgG e IgM como indicador prognóstico da doença e para seguimento de eventual terapia. Sugestão de leitura complementar: Daniilidis A, Sidiropoulos K, Panna ZD, et al. Association of fetal loss with recent parvovirus infection and other demographic prognostic risk factors. J Obstet Gynaecol 2014;34(1):40-4. Klingel K, Selinka HC, Sauter M, et al. Molecular mechanisms in enterovirus and parvovirus B19 associated myocarditis and inflammatory Cardiomyopathy. European Heart Journal Supplements 2002; 4 (Supplement I): I8-22.
Referência