GLOBULINA LIGADORA DE TIROXINA
A A
O Laboratório Laborcamp oferece mais de 1400 tipos de exames de prevenção e tratamento. Consulte abaixo todas as informações e orientações para cada tipo.
- Código: TBG
- Material: soro
- Sinônimo: GLOBULINA LIGADORA DE TIROXINA
- Volume: 2,0 mL
- Método: Quimioluminescência
- Volume Lab.: 2,0 mL
- Rotina: Diária
- Resultado: 24h
- Temperatura: Refrigerado
- Coleta: - Jejum mínimo necessário de 3 horas; - O cliente deve informar os medicamentos em uso, especialmente hormônios tiroidianos, antiarrítmicos, anticoncepcionais, andrógenos e corticóides; - Coletar amostra em tubo gel; - Aguardar 30 min para retração do coagulo; - Realizar a centrifugação em 3.200 RPM por 12 min; - Encaminhar amostra sob refrigeração, de 2ºC a 8ºC.
- Código SUS:
- Código CBHPM: 4.03.16.31-9
Interpretação
- Uso: avaliação dos casos onde os níveis de algum hormônio tireoidiano não se correlacionam com a condição clínica e metabólica do paciente. A globulina ligadora de tiroxina (TBG) é uma glicoproteína produzida no fígado, que liga com alta afinidade T4 e T3. Devido ao fato de que esta proteína é a principal ligadora de hormônios tireóideos, aumentos ou diminuições em sua concentração podem alterar os resultados de T3 e T4 totais no plasma (causando potencial confusão sem a existência de disfunção tireóidea). Valores aumentados: gravidez, infância, excesso familiar, hepatites, tratamento com estrogênios, uso de alguns medicamentos. Valores diminuídos: tratamento com esteróides androgênicos, uso de glicocorticóides, síndrome nefrótica, acromegalia, deficiência familiar.
Referência
- 15,3 a 35,9 ug/mL
- Valores extraídos p/ software REFVAL obtidos com
- população (80 amostras de soro) de homens adultos
- e mulheres não gestantes e saudáveis.