TESTE DE ESTÍMULO DE CORTISOL APÓS INSULINA
A A
O Laboratório Laborcamp oferece mais de 1400 tipos de exames de prevenção e tratamento. Consulte abaixo todas as informações e orientações para cada tipo.
- Código: TECRTINSUL
- Material: soro
- Sinônimo: TESTE DE ESTÍMULO DE CORTISOL APÓS INSULINA
- Volume: 1,0 mL
- Método: CORTISOL: Quimioluminescência e GLICOSE: Enzimático/automatizado
- Volume Lab.: 1,0 mL
- Rotina: Diária
- Resultado: 48 horas
- Temperatura: Congelado
- Coleta: - Jejum mínimo necessário de 8 horas para todas as idades; - Punção venosa com cateter e repouso de 20 minutos; - Coletar amostra basal e administrar via endovenosa Insulina regular, na dose de 0,1 U/kg de peso; - Coletar amostras de SORO e PLASMA FLUORETADO nos tempos 20, 40 e 60 minutos ou conforme orientação médica; - Menores de 14 anos devem realizar o exame preferencialmente até as 8 horas da manhã, para que não fiquem muito tempo em jejum; - É necessário informar os nomes dos medicamentos utilizados nos últimos 30 dias, em especial corticóides; - Contra-indicações: este exame não deve ser realizado em indivíduos com antecedentes de convulsão ou doença coronariana.
- Código SUS:
- Código CBHPM: 4.03.16.19-0
Interpretação
- Uso : investigação de síntese dos esteroides adrenais. Doença de Addison. A prova somente será considerada válida se os níveis de glicose após insulina reduzirem a pelo menos 50% do valor basal ou se a glicose for
Referência
- Normal : valores acima de 30,0 ug/dL ou aumento
- de 50% em relação ao valor basal.
- ATENÇÃO: Alteração da metodologia a partir de
- 11/04/16.
- Metodologia antiga:Eletroquimioluminescência