O Laboratório Laborcamp oferece mais de 1400 tipos de exames de prevenção e tratamento. Consulte abaixo todas as informações e orientações para cada tipo.
- Código: TESTO
- Material: soro
- Sinônimo: TESTOSTERONA TOTAL
- Volume: 1,0 mL
- Método: Quimioluminescência
- Volume Lab.: 1,0 mL
- Rotina: Diária
- Resultado: 24h
- Temperatura: Refrigerado
- Coleta: -- Até 6 anos de idade jejum mínimo necessário de 3 horas; -- Acima de 6 anos de idade jejum mínimo necessário de 8 horas; - A coleta deve ser feita até duas horas após o horário habitual de acordar ou conforme solicitação médica. A preferência do horário de coleta não se aplica a crianças menores de 10 anos. O cliente deve informar os medicamentos em uso, especialmente hormônios esteróides; - Recomenda-se coleta pela manhã ou conforme solicitação médica, informação se deve a elevação natural da testosterona pela manhã (ritmo circadiano). Em adultos jovens do sexo masculino, a testosterona pode ser até 50 % mais elevada pela manhã do que a tarde. E nossos valores de referência são matutinos; - Coletar amostra em tubo gel; - Aguardar 30 min para retração do coagulo; - Realizar a centrifugação em 3.200 RPM por 12 min; - Encaminhar amostra sob refrigeração, de 2ºC a 8ºC.
- Código SUS:
- Código CBHPM: 4.03.16.51-3
Interpretação
- A testosterona é um esteroide androgênico secretada principalmente nos testículos, sendo o principal hormônio masculino. É também produzida em pequena quantidade pelas suprarrenais e ovários. A concentração plasmática de testosterona nos homens é cerca de 7 a 8 vezes maior do que nas mulheres e a produção diária cerca de 20 vezes maior. Circula, em sua maior parte, ligada à SHBG e à albumina, como testosterona total (TT). Indicações: Diagnóstico do hipogonadismo masculino; avaliação de puberdade precoce; diagnóstico de tumores virilizantes; avaliação do hirsutismo. Interpretação clínica: No hipogonadismo de origem testicular ou de origem central, seus níveis são baixos. Em casos de hirsutismo, é comum o achado de pelo menos uma discreta elevação dos níveis de testosterona. Dosagens muito altas sugerem tumores virilizantes do ovário, sendo raros os casos de tumores de supra-renal produtores de testosterona isoladamente. Para a confirmação de valores baixos de testosterona total é indicada a dosagem de testosterona livre e biodisponivel.
Referência
- Homens adultos : 241,0 a 827,0 ng/dL
- Meninos Pré-púberes : até 40,0 ng/dL
- Mulheres Adultas : 14,0 a 76,0 ng/dL
- Meninas Pré-púberes : até 40,0 ng/dL
- Nota: Este ensaio apresenta pouca sensibilidade e
- precisão para valores baixos de testosterona, en-
- contrados em mulheres e crianças pré-púberes.
- Referência Bibliográfica:
- Rosner W, Auchus RJ, Azziz R, Sluss PM, Raff H.
- Position statement: utility, limitations, and
- pitfalls in measuring testosterone: an Endocrine
- Society position statement. J Clin Endocrinol
- Metab. 2007;92:405-13.
- ATENÇÃO:Alteração do valor de referência a partir
- de 27/07/15.
- Valor de referência antigo:
- Meninos Pré-púberes*: Inferior a 30,0 ng/dL
- Meninas Pré-púberes : Inferior a 20,0 ng/dL
- * Exceto meninos abaixo de 1 ano.