Tipagem para HLA Classe I - Alta resolução
A A
O Laboratório Laborcamp oferece mais de 1400 tipos de exames de prevenção e tratamento. Consulte abaixo todas as informações e orientações para cada tipo.
- Código: THLAI
- Material: sangue EDTA - Biomol
- Sinônimo: Tipagem para HLA Classe I - Alta resolução
- Volume: 5,0 mL
- Método: PCR-SBT SeCore(Sequenciamento-Sequence Based Typing)
- Volume Lab.: 5,0 mL
- Rotina: Diária
- Resultado: 15 dia(s)
- Temperatura: Refrigerado
- Coleta: - Coletar 1 tubo de sangue total-EDTA e enviar refrigerado. DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS: Enviar o Questionário e cópia do Pedido Médico. Sessão de downloads site Alvaro: Questionário HLA-CRMA-Quimerismo - versão 1.
- Código SUS:
- Código CBHPM: 0.00.00.00-0
Interpretação
- O Complexo Principal de Histocompatibildade Humano (CPH) está localizado no braço curto do cromossomo 6 ocupando um segmento de aproximadamente 3.500 Kb. O CPH humano é constituído por 3 agrupamentos principais de genes designados de regiões de classe I, de classe II e de classe III. Os produtos dos genes de classe I e classe II são expressos na superfície de uma variedade de células e são chamados de moléculas ou antígenos do CPH. A região HLA-D abrange três sub-regiões DR, DQ e DP, que codificam os produtos HLA de classe II clássicos. A combinação dos alelos de cada um dos loci de um único cromossomo é denominado haplótipo sendo transmitida à descendência como uma unidade através de herança mendeliana simples. Cada indivíduo pode herdar uma das quatro possíveis combinações dos haplótipos materno e paterno. Com base nesta herança há 25% de chance de 2 irmãos compartilharem o mesmo haplótipo, e desta forma serem HLA idênticos, 50% de chance de compartilharem um haplótipo (haploidênticos) e 25% de chance de apresentarem 2 haplótipos distintos, e desta forma serem HLA incompatíveis. Os antígenos HLA de classe I e II são glicoproteínas que diferem quanto a sua estrutura, distribuição tissular e função. As moléculas HLA de classe II participam da fase indutora da resposta imune apresentando peptídios exógenos para os linfócitos T CD4+ (auxiliares).
Referência