Polineuropatia amiloide familiar (TTR) - sequenciamento
A A
O Laboratório Laborcamp oferece mais de 1400 tipos de exames de prevenção e tratamento. Consulte abaixo todas as informações e orientações para cada tipo.
- Código: TTRSEQ
- Material: sangue EDTA EXT
- Sinônimo: Polineuropatia amiloide familiar (TTR) - sequenciamento
- Volume: 5,0 mL
- Método: Técnica Sequenciamento
- Volume Lab.: 5,0 mL
- Rotina: Array
- Resultado: 50 dia(s)
- Temperatura: Refrigerado
- Coleta: - Coletar 1 tubo de Sangue total-EDTA. - Não é necessário jejum. É recomendado o envio do Pedido Médico, Questionário com a história clínica do paciente e, caso a tenha, cópia do estudo molecular familiar no qual tenha sido detectada a mutação. Sessão de downloads site Alvaro: Questionário Testes Genéticos e Termo de Consentimento Testes Genéticos.
- Código SUS:
- Código CBHPM: 0.00.00.00-0
Interpretação
- Gene: TTR Mutações: SEQUENCIAÇÃO Mais de 100 mutações no gene de TTR foram encontrados para causar Polineuropatia Amiloide Familiar. Quase todas estas mutações alterm a sequencia de aminoácidos da proteína transtirretina. A mutação mais comum encontrada substitui o aminoácido valina com a metionina na posição 30 da proteína (Val30Met ou V30M). Esta mutação é comumente encontrada nas populações portuguesa e sueca, embora seja encontrada em pessoas afetadas em todo o mundo. Outra mutação comum, substitui o aminoácido valina com a isoleucina na posição 122 na proteína transtirretina (Val122Ile ou V122I). Estima-se que 3% a 3,9% dos afro-americanos e 5% de algumas populações da África Ocidental apresentem essa mutação.
Referência